Substituir sua embreagem é frequentemente considerado uma tarefa custosa e difícil — mas não precisa ser. Com alguns soquetes, catracas e um pouco de conhecimento, substituir sua embreagem pode ser um projeto simples de fim de semana.
Seu motor está funcionando em RPM mais alto sem uma mudança na velocidade para mostrar isso? Você está perdendo aceleração ao trocar de marcha? Então pode ser hora de substituir sua embreagem.
Alguns pensam na substituição da embreagem como um procedimento profundo que é melhor deixar para um mecânico, mas fazê-lo você mesmo pode economizar uma boa quantia de dinheiro — e não é tão difícil quanto parece. Com as ferramentas certas para o trabalho e algum tempo durante um fim de semana, substituir sua embreagem pode trazer um carro velho de volta à vida. Veja como é feito.

O que é uma embreagem?
Ao conectar-se ou separar-se do seu motor, a embreagem transmite energia rotacional para a transmissão, permitindo que seu carro troque de marchas suavemente. Quando um veículo está em marcha lenta, a embreagem se desprende completamente, impedindo que a energia rotacional gerada pelo motor alcance a transmissão. Dessa forma, seu carro pode continuar funcionando sem ser impulsionado para a frente.

Componentes da embreagem
Uma embreagem é composta por três componentes principais, com algumas peças importantes que os mantêm unidos.
- Volante: O volante tem um sistema de engrenagem dentada para engatar o motor de partida e fornece uma superfície lisa para o resto do conjunto engatar. A inércia do volante dá ao motor mais energia rotacional.
- Disco de embreagem: Este disco tem molas que amortecem a vibração e permitem um engate mais suave do motor. É feito de um material de alto atrito e pressiona contra o volante.
- Placa de pressão: Distingue-se pelas molas em forma de dedos que se estendem em direção ao centro. A placa de pressão comprime a placa da embreagem contra o volante para engatar o motor e libera a placa da embreagem para trocar de marcha ou parar.
Existem dois outros componentes importantes da embreagem que você pode precisar substituir: o rolamento de liberação e o rolamento piloto. Conectando o conjunto da embreagem dentro do cárter da transmissão à articulação da embreagem no pedal, o rolamento de liberação (ou rolamento de desengate) permite que a placa de pressão giratória se mova contra o garfo da embreagem estacionária ou cilindro escravo hidráulico. O rolamento piloto está localizado em um recesso na extremidade do virabrequim e permite que o volante gire sem continuar a transmitir energia ao eixo de entrada.

Ferramentas que você vai precisar
Agora que você conhece as peças básicas da sua embreagem, precisa das ferramentas para fazer o trabalho. Tem uma ampla seleção de ferramentas que nenhum mecânico deve ficar sem, algumas das quais são essenciais para substituir sua embreagem. Aqui estão algumas que você provavelmente precisará.
- Soquetes
- Catracas
- Chaves
- Barras de disjuntor
- Chaves de fenda
- Um sangrador de embreagem/freio
- Um macaco de carrinho
- Calços de roda
- Suportes de macaco ou rampas
- Uma ferramenta piloto para extrair seu rolamento piloto
Você precisará de uma embreagem nova para uma substituição completa, mas às vezes suas peças podem ser recuperadas enviando-as a uma oficina mecânica para consertar pequenos danos superficiais ou desgaste, o que pode ser muito mais barato do que comprar peças de reposição.

Substituindo sua embreagem
Com um entendimento básico de como funciona e as ferramentas certas para o trabalho, você agora está pronto para substituir sua embreagem. Antes de começar, é importante consultar o manual de reparo do seu veículo para quaisquer detalhes específicos para sua marca e modelo.
1. Preparação
Para começar, eleve seu carro para fácil acesso e certifique-se de que ele esteja bem apoiado para segurança. Também desconecte qualquer fiação, linhas de vácuo ou cabos de velocímetro que possam estar conectados à sua transmissão, tomando cuidado especial para lembrar onde cada conexão elétrica vai — caso contrário, você pode acabar causando um curto-circuito em seu carro. Em seguida, desparafuse o conjunto de mudança e substitua quaisquer buchas para a tensão adequada na remontagem.

2. Drenar e soltar
Para evitar que ele drene do eixo da cauda, drene o fluido da transmissão colocando uma bandeja de drenagem embaixo dele e removendo o plugue. Então, usando soquetes e chaves, remova os parafusos que prendem o eixo de transmissão ao diferencial — e não se esqueça de manter o controle de todos esses parafusos! Se o seu eixo de transmissão ainda não se mover, alguns veículos têm um suporte central que também deve ser removido, então esse pode ser o culpado.

3. Remova o eixo de transmissão
Retire o eixo de transmissão ou eixo de transmissão, seguindo cuidadosamente o manual de serviço do seu veículo. Remover a travessa da transmissão pode ser difícil com o peso extra da transmissão aplicada a ela, então coloque um macaco de chão com um suporte abaixo dele e levante-o o suficiente para tirar a tensão. Tenha muito cuidado ao remover o eixo de transmissão, pois mesmo pequenos amassados podem resultar em desalinhamento.

4. Remova a travessa e a transmissão
Dê a si mesmo espaço para abaixar a transmissão retirando a travessa. Isso é feito retirando primeiro os parafusos de montagem da transmissão na travessa, depois os parafusos da travessa no subchassi, garantindo que a transmissão esteja apoiada e balanceada por toda parte. A montagem da transmissão é uma peça barata, então geralmente vale a pena substituí-la enquanto você estiver lá.
Com a travessa fora do caminho, você está pronto para remover a transmissão para poder acessar sua embreagem. Abaixando cuidadosamente o macaco de assoalho, estabilize a transmissão e afaste-a do motor. Elevar a frente do motor pode ajudar a separá-lo da transmissão e, uma vez que os dois estejam separados, você pode começar a consertar a embreagem.

5. Desmonte a embreagem
Use uma chave inglesa ou um conjunto de catracas para retirar os parafusos que prendem a placa de pressão ao volante. A maioria dos parafusos requer soquetes e catracas de 1/2 ou 5/8 pol. Parafusos teimosos podem ser desalojados com uma barra de quebra. Desconecte a placa de pressão e o disco de embreagem do volante, usando uma ferramenta piloto para remover o rolamento piloto do conjunto disco de embreagem-volante. Tenha cuidado ao desconectar esses discos; eles são mais pesados do que seu tamanho sugere.
Com todas as peças desmontadas, aqui estão algumas coisas que você deve procurar ao substituir os componentes da sua embreagem:
- Marcas de queimaduras, listras azuis ou desgaste excessivo no volante; danos menores podem ser reparados com alguma usinagem, mas ranhuras mais profundas do que uma unha indicam a necessidade de substituição.
- Dentes lascados, quebrados ou faltando ao longo do perímetro da engrenagem do anel circundante
- Lubrificação inadequada dentro dos mancais metálicos do mancal piloto
- Molas danificadas ou ausentes ao longo da placa de pressão
- Vazamentos de óleo
Depois de consertar ou substituir quaisquer componentes danificados, você está pronto para remontar sua embreagem e prender sua transmissão de volta ao motor. A maior parte disso será feita simplesmente trabalhando ao contrário (é por isso que organizar esses parafusos e anotar essas conexões elétricas é tão importante!), mas lembre-se de apertar suavemente os parafusos que prendem os componentes da embreagem em uma sequência estrela para evitar estressar os discos desproporcionalmente. Certifique-se de limpar o volante para garantir uma pegada forte também.

Obtenha as ferramentas certas para o trabalho
Como você pode ver, substituir a embreagem exige alguma habilidade, mas não é nada que um profissional do tipo “faça você mesmo” como você não consiga fazer — se você tiver as ferramentas para fazer isso. Sejam chaves inglesas, catracas, chaves de fenda ou soquetes, a Capri Tools tem as ferramentas que você precisa para a substituição da sua embreagem. Experimente nossas ferramentas hoje mesmo; nós mudaremos seus reparos automotivos para uma marcha totalmente nova.