Muitas vezes, é considerado a maneira mais esportiva de dirigir. Também é mais econômico de comprar.
Carros com transmissão manual podem ser extremamente agradáveis e envolventes ao trocar as marchas, além de geralmente custarem milhares de dólares a menos para comprar.
Mas uma transmissão manual tem um reparo comum que você não pode evitar: a troca da embreagem.
Dependendo do modelo que você dirige, o intervalo entre as trocas do disco de embreagem pode ser de 40.000 km a 100.000 km ou mais, mas você sempre pode contar que isso será necessário mais cedo ou mais tarde.
Ao trocar o disco de embreagem, há outros componentes que você deve substituir ao mesmo tempo.
Isso pode lhe poupar aborrecimentos e dinheiro no futuro.

Rolamento de impulso
Quando você pressiona o pedal da embreagem, o garfo da embreagem engata na placa de pressão com um rolamento de encosto, também conhecido como rolamento de liberação ou rolamento de desembraiagem.
Ele permite que a embreagem gire livremente enquanto você troca de marchas.
Esse rolamento bastante rudimentar sofre muito abuso ao longo do tempo e pode facilmente se desgastar devido ao uso intenso, falta de lubrificação e ajuste inadequado da embreagem.
Pelo pequeno custo de substituição do rolamento de encosto, é um ótimo momento para trocá-lo ao substituir o disco de embreagem.
Placa de pressão
Está pensando em trocar apenas o disco de embreagem do seu carro? Talvez seja melhor reconsiderar.
Claro, você pode aceitar o reparo mais barato, mas está confiando que a placa de pressão resistirá a uma segunda tentativa.
Os dedos elásticos na placa de pressão podem entortar, rachar ou até mesmo perder tensão.
Ao substituir o disco de embreagem, considere seriamente substituir também a placa de pressão.

Cilindro escravo
O cilindro escravo é um pequeno braço hidráulico que pressiona o garfo da embreagem.
Ela tem uma função: entrar e sair conforme você pressiona o pedal da embreagem.
Você pode não achar que isso seja um problema, mas você deposita muita fé na operação do seu cilindro escravo a cada acionamento, e ele eventualmente irá vazar ou travar.
Enquanto o transeixo estiver sendo usado para trocar a embreagem, substitua também o cilindro escravo da embreagem.
É uma parte externa, então se você decidir adiá-la, também não será um grande problema trocá-la depois.
Fluido de embreagem
A última coisa que você quer enquanto dirige é que o pedal da embreagem fique preso no fundo quando você o pressiona.
Isso pode acontecer se o sistema hidráulico da embreagem tiver umidade e os componentes sofrerem corrosão.
Também é caro consertar. É fácil prevenir a corrosão de dentro para fora, com manutenção regular.
Ao trocar o disco de embreagem, peça ao mecânico para drenar, reabastecer e sangrar o fluido da embreagem entre o cilindro mestre e o cilindro auxiliar.
Além disso, troque o fluido no intervalo de manutenção programado regularmente.

Fluido de transmissão
Você trocou recentemente o fluido da caixa de câmbio?
Transmissões manuais, embora extremamente duráveis, ainda exigem lubrificação e cuidados adequados.
Durante a troca da embreagem, gaste algum dinheiro extra drenando e reabastecendo o fluido da transmissão.
Isso ajudará a evitar ruídos na engrenagem e possíveis problemas na caixa de câmbio no futuro.