Seu carro começou a fazer um barulho estranho e você suspeita que seja a embreagem? Você não está sozinho. Ruídos no sistema de transmissão são uma das queixas mais comuns e preocupantes para os motoristas, e a origem pode ser variada. A boa notícia é que cada tipo de barulho funciona como uma pista, nos ajudando a entender o que pode estar acontecendo.
Ignorar um chiado ou um estalo pode ser o caminho mais rápido para transformar um problema pequeno em um conserto caro e te deixar a pé no trânsito de BH.
Nós, da Embreagem BH, somos especialistas em diagnóstico e vamos te ajudar a “traduzir” os sons do seu carro para que você saiba quando é hora de procurar ajuda profissional.


Decifrando os Sons: O Guia dos Barulhos da Embreagem
1. O Chiado Agudo ao Pisar no Pedal
- Quando acontece: O barulho aparece assim que você começa a pressionar o pedal da embreagem e, geralmente, desaparece quando você solta o pé completamente.
- O que pode ser? Este é o sintoma clássico de um problema no rolamento da embreagem (também chamado de colar). Essa peça é responsável por empurrar o platô para liberar o disco. Quando ela está desgastada ou com falta de lubrificação, ela “canta” ou “chia” ao ser acionada.
- Nível de urgência: Alto. Um rolamento que quebra pode danificar outras peças do kit de embreagem e, o pior, pode travar o sistema, deixando você sem conseguir trocar as marchas.
2. O Ruído de “Grilo” ou “Chocalho” com o Carro em Ponto Morto
- Quando acontece: O barulho é perceptível com o carro ligado e em ponto morto (neutro), e some assim que você pisa no pedal da embreagem.
- O que pode ser? Geralmente, este ruído indica uma folga em componentes do sistema de acionamento, como o garfo da embreagem ou no próprio rolamento. É o som de peças vibrando que param de vibrar quando a embreagem é acionada e o sistema fica sob pressão.
- Nível de urgência: Médio. Não é um sinal de quebra iminente, mas indica um desgaste que deve ser verificado. Ignorar pode levar a um desgaste prematuro de outras peças do kit.
3. Estalos ou Cliques ao Acionar o Pedal
- Quando acontece: Você ouve um “clique” ou um estalo no momento em que pisa ou solta o pedal, que pode ser sentido até mesmo no pé.
- O que pode ser? Este som geralmente está relacionado ao sistema de acionamento do pedal. Em carros com embreagem a cabo, pode ser o próprio cabo se rompendo ou com problemas no encaixe. Em sistemas com embreagem hidráulica, pode ser um sinal de problema no cilindro mestre ou no cilindro auxiliar.
- Nível de urgência: Alto. Se for o cabo, ele pode se romper a qualquer momento, fazendo com que o pedal da embreagem “morra” no assoalho e você fique impossibilitado de trocar as marchas.
4. Assobio ou Ronco com a Marcha Engatada
- Quando acontece: Você engata uma marcha, começa a andar e ouve um barulho que parece um ronco ou assobio, que aumenta de intensidade conforme a velocidade do carro aumenta.
- O que pode ser? Atenção: este barulho pode não ser da embreagem, mas sim um sinal de problema no câmbio (caixa de marchas), como desgaste nos rolamentos internos ou falta de óleo.
- Nível de urgência: Altíssimo. Problemas no câmbio são complexos e o custo do reparo pode ser muito elevado. Ao primeiro sinal desse tipo de ruído, a avaliação de um especialista é indispensável.
Por que Procurar um Especialista como a Embreagem BH?
O sistema de transmissão é complexo. Um mesmo barulho pode ter causas diferentes, e um diagnóstico errado pode levar à troca de peças desnecessárias, gastando seu tempo e seu dinheiro.
Na Embreagem BH, não trabalhamos com “achismos”. Usamos a nossa experiência e equipamentos para identificar a causa raiz do problema. Nossa especialização garante que o diagnóstico seja preciso, seja o problema no rolamento, no platô, no sistema de acionamento ou até mesmo no câmbio.


Perguntas Frequentes (FAQ)
Meu carro tem embreagem hidráulica. Ela também faz barulho?
Sim. Embora não tenham cabo, os sistemas hidráulicos possuem componentes mecânicos (como o rolamento e o garfo) que podem se desgastar e fazer barulho. Além disso, problemas no cilindro mestre ou no cilindro escravo podem causar estalos e outros ruídos.
Troquei a embreagem recentemente e começou um barulho. O que pode ser?
Isso não é normal. Pode indicar um problema na montagem ou o uso de peças de baixa qualidade. Uma embreagem nova, quando instalada corretamente, deve ser silenciosa. Na Embreagem BH, garantimos a qualidade tanto das nossas peças (novas ou remanufaturadas) quanto da nossa mão de obra.
É perigoso andar com a embreagem fazendo barulho?
Sim. Um barulho é sempre um aviso de que algo não está certo. Um rolamento que trava, por exemplo, pode quebrar de uma vez e te deixar parado no meio do trânsito, necessitando de um reboque. Além do risco à segurança, ignorar o barulho pode causar um “efeito cascata”, danificando outras peças.
O diagnóstico do barulho na Embreagem BH é pago?
Oferecemos uma avaliação inicial para entender o sintoma do seu carro. Com base nessa avaliação, se for necessária uma análise mais aprofundada que exija a desmontagem de componentes, apresentamos um orçamento para o serviço de diagnóstico, que pode ser abatido caso o reparo seja aprovado conosco.
Não Aumente o Volume do Rádio. Ouça o seu Carro.
Um barulho na embreagem é um pedido de ajuda do seu veículo. Quanto antes você procurar um especialista, mais simples e barato tende a ser o conserto.
Se o seu carro está fazendo algum desses barulhos, não espere o problema se agravar. Traga seu veículo para a Embreagem BH. Nosso time de especialistas está pronto para fazer o diagnóstico correto e devolver o silêncio e a confiança para você dirigir em Belo Horizonte.
Agende sua avaliação. Vamos descobrir juntos o que seu carro está tentando te dizer!


