Se você já dirigiu um carro com câmbio manual, provavelmente conhece a embreagem. É o terceiro pedal que você precisa pressionar para trocar de marcha. No entanto, você pode não saber exatamente o que a embreagem faz, especialmente se você só dirigiu carros com transmissão automática. O que é uma embreagem e por que você precisa de uma? Como seu motor está sempre girando, tem que haver uma maneira de as rodas se desengatarem para que elas parem de se mover. É aqui que a embreagem entra em ação. Ela pode desengatar as rodas sem desligar o motor.
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O que a embreagem faz?
Todo mundo sabe que um carro tem um motor para movê-lo, mas nem todo mundo está familiarizado com uma embreagem ou como ela funciona. Este mecanismo tanto engata quanto desengata sua transmissão de potência do eixo de transmissão para o eixo acionado. Ele conecta eixos rotativos, e pode haver dois ou mais deles sob seu capô. Se você dirige uma transmissão manual, a embreagem é conectada tanto ao eixo que vem do motor quanto aos eixos que giram as rodas. Embora o motor gire constantemente, você não quer que as rodas gire continuamente.
Um dos eixos rotativos será conectado ao motor ou unidade de potência, este será o membro de acionamento, enquanto o outro eixo rotativo, ou membro acionado, fornece saída para o trabalho. Por exemplo, uma furadeira tem um eixo que é acionado por um motor e outro que é acionado por um mandril de furadeira. A Embreagem BH explica que a embreagem conecta os eixos para que eles possam ser engatados (girar na mesma velocidade), deslizando (girando em velocidades diferentes) ou desengatados (girando em velocidades diferentes). Normalmente, você descobrirá que esses movimentos são rotativos; embora, embreagens lineares sejam possíveis.

Como uma embreagem é projetada?
Para que seu carro pare sem que o motor inteiro tenha que desligar, a conexão entre as rodas e o motor tem que ser quebrada. Sua embreagem é composta de duas partes principais:
- Uma placa de embreagem
- O volante
Há molas no lugar que mantêm a pressão em uma placa que empurra para cima contra a placa da embreagem. Essas molas também empurram a placa da embreagem para cima contra o volante. Quando isso acontece, o eixo do motor é conectado aos eixos das rodas, fazendo com que ambos girem ao mesmo tempo, de acordo com a AAMCO. Para que o oposto aconteça, você tem que engatar a embreagem.
Isso pressiona um garfo de liberação que puxa a placa de pressão para fora da placa de embreagem, essencialmente quebrando a conexão entre o motor em rotação e as rodas em movimento. As rodas podem continuar a girar, mas Autobutler revela que isso é devido ao seu próprio momento, não à potência produzida pelo motor.
Quando você dirige um carro com transmissão automática, a embreagem funciona de forma um pouco diferente. Um conversor de torque, que faz parte de uma grande série de sistemas, é o que conecta o motor à transmissão, fazendo as rodas girarem. Na verdade, existem vários tipos diferentes de embreagens, que incluem:
- Embreagens de fricção
- Embreagens de múltiplas placas
- Embreagens cônicas
- Embreagens centrífugas
- Sistemas úmidos versus secos
As forças de atrito são o que as embreagens dependem para operar. As embreagens de atrito conectam um membro móvel a outro que está se movendo em uma velocidade diferente, ou não está se movendo, para fazê-lo se mover na mesma velocidade para que não haja deslizamento. Vários materiais são usados para criar esse atrito. Eles incluem:
- Resina orgânica composta
- Fio de cobre
- Cerâmica
- Papel composto
Você verá principalmente materiais cerâmicos usados em situações de corrida ou transporte pesado, embora esse material possa aumentar o desgaste do volante e da placa de pressão. Com embreagens úmidas, você encontra o uso de papel composto. Como esses tipos de embreagens tendem a usar um banho de óleo ou método de resfriamento de fluxo contínuo, elas têm menos desgaste do que o material cerâmico.
Embreagens de múltiplas placas têm mais de um membro de acionamento, tornando-as ideais para carros de corrida como Fórmula 1, Indy 500 e corridas de clube também. Em veículos de corrida de arrancada, muito abuso vai para a embreagem, e é por isso que eles geralmente têm esse tipo de embreagem. Ela também pode ser encontrada em motocicletas e motores a diesel com transmissões mecânicas. Além disso, você pode encontrar uma em um carro com um sistema de tração integral controlado eletronicamente e em algumas caixas de transferência também.
Uma embreagem cônica tem um formato cônico, e sua conicidade significa que ela se aproxima ou recua mais lentamente do que uma embreagem do tipo disco. O que isso significa é que as velocidades do cubo de mudança e da roda dentada são sincronizadas para lhe dar uma troca mais suave quando você troca de marchas.
É mais provável que você encontre uma embreagem centrífuga em um veículo como uma motoneta ou máquinas como motosserras, onde a velocidade do motor define o estado da embreagem. Quando as rpms do motor sobem acima ou caem abaixo de um certo nível, ele engatará ou desengatará a embreagem usando força centrífuga.
Um sistema de embreagem úmida difere de uma embreagem seca porque é imerso em um fluido de resfriamento que o lubrifica para mantê-lo limpo e prolongar sua vida útil. É importante notar, no entanto, que esse tipo de embreagem perderá energia porque tende a ser escorregadia. Empilhar vários discos de embreagem pode ajudar a compensar esse deslizamento. Uma embreagem seca, por outro lado, usa fricção, pois não é banhada em líquido.

Problemas comuns de embreagem
É possível obter até 80.000 milhas de sua embreagem, compartilha a AAMCO, mas você precisará tratá-la bem para que isso aconteça. Alguns dos problemas mais comuns de embreagem são:
- Desgaste: O atrito constante fará com que os materiais da sua embreagem se desgastem.
- Cabo quebrado: A tensão necessária para empurrar e puxar o cabo não é suficiente.
- Vazamentos: Se os fluidos vazarem dos cilindros, não haverá pressão suficiente para a embreagem funcionar corretamente.
- Desalinhamento: A quantidade errada de força é transmitida quando você pressiona o pedal da embreagem ou do acelerador.
- Ar na linha: se entrar ar na linha onde o fluido precisa estar, não haverá pressão suficiente no sistema para que ele opere corretamente.
- Embreagem dura: se você perceber que precisa de muita força para fazer a embreagem funcionar, isso pode indicar que há um problema.
Saber o que é sua embreagem e como ela funciona pode ajudar você a perceber quando seu veículo não está funcionando como deveria. Evite problemas trocando as marchas rapidamente e não pisando na embreagem, entre outras coisas.