Se você dirige um carro com transmissão manual, pode se surpreender ao descobrir que ele tem mais de uma distribuição. Acontece que pessoas com carros com transmissão automática também têm embreagens. Com todas essas embreagens por aí, você pode estar se perguntando como um carro com placa funciona.
Na verdade, há embreagens em muitas coisas que você provavelmente vê ou usa todos os dias: muitas furadeiras sem fio têm uma coleção, motosserras têm uma coleção centrífuga e até mesmo alguns ioiôs têm uma coleção. Mas vamos ficar com o assunto de carros hoje! Neste artigo, você aprenderá por que precisa de uma coleção, como um carro com coleção funciona e descobrirá alguns lugares interessantes, e talvez surpreendentes, onde as embreagens podem ser encontradas.
Fonte de reprodução: Youtube AutoPapo
As razões para um sistema de absorção
Embreagens são úteis em dispositivos que possuem dois eixos giratórios, incluindo carros. Um dos eixos é tipicamente acionado por um motor ou polia, e o outro eixo aciona outro dispositivo. A combinação de dois eixos para que eles possam ser travados juntos e girar na mesma velocidade, ou ser desacoplados e girar em velocidades diferentes.
Em um carro, você precisa de uma embreagem porque o motor gira o tempo todo, mas as rodas do carro não. Para que um carro pare sem desligar o motor, as rodas precisam estar desconectadas do motor de alguma forma. A absorção nos permite engatar suavemente um motor girando em uma transmissão que não está girando, controlando a penetração entre elas.

Acessório de fricção
Para entender como uma absorção funciona, ajuda saber um pouco sobre atrito, que é uma medida de quão difícil é deslizar um objeto sobre outro. O atrito é causado pelos picos e vales que fazem parte de cada superfície — mesmo superfícies muito lisas ainda têm picos e vales microscópicos. Quanto esses picos e vales maiores, mais difícil é deslizar o objeto.
Uma funciona por causa do atrito entre uma placa de pontuação e um volante. Veremos como essas peças funcionam juntas na próxima seção.

Volantes, discos de absorção e fricção
Na placa de placa um carro, um volante se conecta ao motor, e um disco de placa se conecta à transmissão.
Visão explodida de uma coleção
Quando seu pé está fora do pedal da placa em um carro manual, molas empurram a placa de pressão contra o disco da placa, que por sua vez pressiona contra o volante. Isso trava o motor no eixo de entrada da transmissão, fazendo com que eles girem na mesma velocidade.
A quantidade de força que a placa pode segurar depende do atrito entre a placa da placa e o volante, e quanta força a mola coloca na placa de pressão. A força de atrito na distribuição funciona exatamente como os blocos descritos na seção de atrito de como funcionam os freios, exceto que a mola pressiona a placa de distribuição em vez do peso pressão o bloco no chão.

Como uma absorção engata e libera
Quando o pedal da embreagem é específico, um cabo ou engenharia hidráulica empurra o garfo de liberação. Isso, por sua vez, pressionou o mancal de liberação, que desengata o motor da transmissão durante as trocas de marcha, contra o meio da mola do diafragma. Conforme o meio da mola do diafragma é empurrado para dentro, uma série de pinos perto da parte externa da mola faz com que a mola puxe a placa de pressão para longe do disco da placa. Isso libera a absorção do motor em rotação.
Observe as molas na placa da coleção. Essas molas ajudam a isolar a transmissão do choque da absorção engatada. Esse design geralmente funciona muito bem, mas tem algumas vantagens. Veremos problemas comuns de absorção e outros usos para embreagens nas embalagens a seguir.

Cenários de falha da embreagem
Da década de 1950 à década de 1970, você podia contar com entre 50.000 e 70.000 milhas (80.467 e 113.000 milhas) da placa do seu carro. As embreagens agora podem durar mais de 80.000 milhas (128.747 milhas) se você usá-las com cuidado e mantê-las bem. Se não forem cuidadas, as embreagens podem começar a quebrar em 35.000 milhas (56.327 milhas). Caminhões que são constantemente sobrecarregados ou que frequentemente rebocam cargas pesadas também podem ter problemas com embreagens relativamente novas, exigindo várias discos de coleta.
O problema mais comum com embreagens é que as lonas de fricção no disco se desgastam. As lonas de fricção em um disco de absorção são muito semelhantes ao material de fricção nas pastilhas de um freio a disco ou nas sapatas de um freio a tambor ; depois de um tempo, ele se desgasta. Quando a maior parte ou todo o material de fricção foi, a precipitação a escorregar e, eventualmente, não transmitirá nenhuma potência do motor para as rodas. Embreagens que escorregam são às vezes chamadas de “embreagens úmidas”.
A coleção só se desgasta enquanto o disco de coleção e o volante giram em velocidades diferentes. Quando eles estão travados juntos, o material de fricção é preso firmemente contra o volante, e eles giram em sincronia. É somente quando o disco de embreagem está deslizando contra o volante que o desgaste ocorre. Então, se você é o tipo de motorista que deslizou muito na popularidade, você vai desgarrar sua absorção muito mais rápido.

O mecanismo da absorção fica preso
Às vezes, o problema não é com a escorregando, mas sim com ela travando. Se sua absorção não soltar corretamente, ela continuará a girar o eixo de entrada. Isso pode causar trituração ou impedir completamente que seu carro comece a marchar. Alguns motivos comuns pelos quais uma coleção pode travar são:
- Cabo de absorção quebrado ou esticado : O cabo precisa da quantidade certa de tensão para empurrar e puxar com eficácia.
- Cilindros de embreagem escravos e/ou mestres com vazamento ou com defeito : vazamentos impedem que os cilindros gritem a necessidade de pressão.
- Ar na linha hidráulica : O sistema hidráulico está ocupando o espaço necessário para que o fluido crie pressão.
- Articulação desajustada : quando seu pé atinge o pedal, a articulação transmite uma quantidade errada de força.
- Componentes de placa incompatíveis : nem todas as peças de regularidade funcionam com sua placa.
Uma “absorção” também é um problema comum. Todas as embreagens excluem alguma quantidade de força para iniciar completamente. Se você tiver pressionado o pedal com força, pode haver algo errado. Travamento ou emperramento na articulação do pedal, cabo, eixo transversal ou esfera de articulação são causas comuns. Às vezes, um bloqueio ou vedações desgastadas no sistema hidráulico também podem causar uma placa dura.
Outro problema associado às embreagens é um rolamento de liberação da lâmina desgastada, às vezes chamado de rolamento de descida. Esse rolamento aplica força aos dedos da placa de pressão giratória para liberar a absorção. Se você ouvir um som estrondoso quando a coleção engata, pode haver um problema com a descida.
Na próxima seção, examinaremos alguns tipos diferentes de embreagens e como elas são usadas.

Tipos de embreagens
Existem muitos outros tipos de embreagens no seu carro e na sua garagem.
Pedais de absorção automática
Uma transmissão automática contém várias embreagens. Essas embreagens engatam e desengatam vários conjuntos de engrenagens planetárias, que são feitas de uma engrenagem de transmissão central cercada por engrenagens que a orbitam. Cada placa em uma transmissão automática é colocada em movimento usando fluido hidráulico pressurizado.
Quando a pressão cai, as molas fazem com que a absorção se solte. Sulcos uniformemente espaçados, chamados estrias, alinham o interior e o exterior da placa para travar nas engrenagens e na carcaça da placa. Você pode ler mais sobre essas embreagens em como funcionam as indiretas automáticas.

Pedal de absorção eletromagnético
Um compressor de ar condicionado em um carro tem uma placa eletromagnética. Isso permite que o compressor desligue mesmo enquanto o motor estiver funcionando. Quando a corrente flui através de uma bobina magnética na placa, a placa se engata. Assim que a corrente para, como quando você desliga o ar condicionado, a coleção desengata.

Embreagem viscosa controlada termostaticamente
A maioria dos carros que têm um ventilador de exaustão acionado pelo motor tem uma placa viscosa controlada termostaticamente — a temperatura do fluido realmente aciona a placa. Esta placa é posicionada no centro do ventilador, no fluxo de ar que passa pelo radiador. O fluido na absorção fica mais espesso à medida que esquenta, fazendo com que o ventilador gire mais rápido para controlar os giros do motor. Quando o carro está frio, o fluido na placa permanece frio e o ventilador gira lentamente, permitindo que o motor aqueça rapidamente até sua temperatura operacional adequada.
Muitos carros têm diferenciais de penetração limitada ou viscosidades viscosas, ambos os quais usam embreagens para ajudar a aumentar a tração. Quando seu carro faz uma curva, uma roda gira mais rápida que a outra, o que torna o carro difícil de manusear. O diferencial de penetração compensa isso com a ajuda de sua absorção. Quando uma roda gira mais rápida que as outras, a coleção aciona para desacelerá-la e igualar as outras três. Dirigir sobre poças de água ou manchas de gelo também pode fazer suas rodas girarem.

Pedal de absorção centrífuga
Motosserras e cortadores de ervas movidos a gasolina têm embreagens centrífugas, para que as correntes ou cordas parem de girar sem que você precise desligar o motor. Essas embreagens funcionam automaticamente por meio do uso da força centrífuga. A entrada é conectada ao virabrequim do motor. A saída pode acionar uma corrente, correia ou eixo.
À medida que as rotações por minuto aumentam, braços pesados balançam para fora e forçam a absorção a engatar. Embreagens centrífugas também são frequentemente encontradas em cortadores de grama, karts, ciclomotores e mini-motos. Até mesmo alguns ioiôs são fabricados com embreagens centrífugas.