Como sei se minha embreagem precisa ser trocada? Bem, neste blog, veremos como a embreagem funciona e quais sinais você pode ver, ouvir e sentir que podem indicar que sua embreagem precisa ser trocada.

A embreagem do meu carro precisa ser substituída
Como funciona uma embreagem
A função da embreagem é transmitir a potência do motor para a caixa de câmbio, que por sua vez transferirá a potência para as rodas da estrada.
Quando um carro está em movimento com potência (pedal da embreagem solto), a embreagem é acionada. A potência do motor é transferida para o volante, fazendo-o girar. O volante, então, gira o disco da embreagem. O disco da embreagem gira o eixo de transmissão (também conhecido como eixo primário ou eixo da caixa de câmbio), fazendo com que a transmissão gire, o que, por sua vez, gira o eixo de transmissão, fazendo com que as rodas do veículo girem.
Quando o pedal da embreagem é pressionado, ele libera o disco de embreagem do volante, desengatando efetivamente o motor da caixa de câmbio. Isso permite selecionar marchas ou parar o carro sem que ele solavancos e morra. Em resumo, a embreagem nos permite engatar suavemente um motor em movimento em uma transmissão que não gira. Ela controla efetivamente o deslizamento entre eles.

A embreagem do meu carro precisa ser substituída
Peças de embreagem
As principais peças de uma embreagem são o volante, o disco de pressão da embreagem e o rolamento de liberação. Mas também existem cilindros escravos e cilindros mestres da embreagem em carros com sistema de embreagem hidráulica.

A embreagem do meu carro precisa ser substituída
Desgaste da embreagem
Como você pode imaginar, o volante da embreagem, o disco de pressão, o disco de embreagem (revestimento de fricção) e o rolamento de liberação são todos suscetíveis ao desgaste com o tempo. Principalmente o disco de embreagem, que é feito de um material de fricção semelhante ao de uma pastilha de freio. Essa placa é o que faz o contato entre o volante e o disco de pressão e se desgasta com o tempo. Se você já sentiu o cheiro de uma embreagem queimada, é esse material que você consegue sentir, e é um sinal de que ela está superaquecida.
A embreagem do meu carro precisa ser substituída
Quanto tempo deve durar uma embreagem?
Isso depende muito do estilo de condução. A maioria das embreagens é projetada para durar aproximadamente 96.000 km antes de precisar ser substituída. Algumas podem precisar ser substituídas com 48.000 km e outras podem durar bem mais de 160.000 km, mas isso é bastante incomum.
Sinais de que sua embreagem pode precisar ser substituída
Se você apresentar algum dos sintomas abaixo, sua embreagem pode precisar ser substituída:
Embreagem deslizante
É aqui que você precisa aplicar mais potência do motor para fazer o carro andar. Você perceberá que o motor está acelerando, mas não se move muito rápido em comparação ao normal. Isso costuma estar associado à falta de potência. Isso geralmente ocorre quando o disco de fricção da embreagem está desgastado e faz com que ele gire contra o volante, mas consegue fazer contato total com ele.

Dificuldade em selecionar marchas
Quando você tem que forçar o carro a engatar uma marcha, o que geralmente é causado por um disco de embreagem desgastado ou um cilindro mestre ou escravo da embreagem desgastado
Ruído de rangido ou resmungo ao pressionar o pedal da embreagem
Você pode ouvir a diferença no tom quando pressiona o pedal da embreagem, e isso geralmente é ouvido como um ronco. As causas disso podem ser um rolamento de liberação desgastado.
Vibração da embreagem
Ao soltar o pedal da embreagem, o pedal, e às vezes o carro, vibra. Isso pode ser sinal de embreagem empenada, um problema com o disco de pressão ou o volante.
Pedal da embreagem permanece abaixado quando pressionado
Quando você pressiona o pedal da embreagem e ele não retorna à posição original, isso pode indicar um problema no rolamento de liberação, no cilindro escravo ou no cilindro mestre.
Volante bimassa

A embreagem do meu carro precisa ser substituída
Os preços da substituição da embreagem aumentaram nos últimos anos com a introdução dos Volantes Bimassa. Muitas vezes, eles precisam ser substituídos ao mesmo tempo que o kit de embreagem tradicional de três peças. Os Volantes Bimassa são, na verdade, dois volantes equipados com uma série de molas entre eles para atuar como amortecedores de vibração. O objetivo disso é reduzir o ruído, aumentar o conforto para o motorista e os passageiros e prolongar a vida útil da transmissão.
Caso você tenha algum desses problemas ou qualquer outro problema com a direção do veículo, entre em contato conosco o mais breve possível para evitar a perda total da direção. Problemas com a embreagem, se ignorados, podem falhar completamente, deixando você na mão.