A embreagem é um dos componentes de desgaste mais caros de um carro, e sua falha pode imobilizar o veículo completamente. Felizmente, ela raramente falha sem antes dar uma série de avisos. Saber identificar esses sinais e realizar alguns testes simples pode ajudar qualquer motorista a ter uma noção clara do estado do sistema, permitindo se programar para uma eventual troca e evitando ser pego de surpresa.
Para saber se a embreagem está ruim, você não precisa de ferramentas especiais, apenas dos seus sentidos: audição, tato e olfato, além da percepção sobre o comportamento do carro.

Um Checklist de Sintomas e Testes Práticos
Siga este guia para fazer uma avaliação preliminar da saúde da sua embreagem.
Teste de Patinação: A Prova de Fogo
Este é o teste mais definitivo. Com o carro em um local plano e seguro, puxe o freio de mão com firmeza. Pise na embreagem, engate a terceira ou quarta marcha e, então, solte a embreagem suavemente enquanto acelera um pouco. Um carro com a embreagem boa deve “morrer” imediatamente, pois o motor não terá força para vencer o freio. Se o motor continuar a girar, acelerando, mas o carro não morrer, é o sinal clássico de que a embreagem está patinando e precisa ser trocada.
Avaliação do Pedal e do Engate
Sinta o pedal da embreagem. Ele está excessivamente duro, exigindo muita força? Ou está muito baixo, quase no assoalho? Ambos são sinais de problemas. Preste atenção ao engate das marchas. Elas entram com suavidade ou arranham? A dificuldade para engatar, especialmente a ré, indica que a embreagem não está desacoplando corretamente. A trepidação ao arrancar em primeira marcha também é um forte indício de problemas no conjunto.
Sinais Sensoriais: O Carro “Fala” com Você
Fique atento aos ruídos. Um chiado que some quando você pisa na embreagem aponta para o rolamento. Por fim, o olfato. Um cheiro forte de queimado após uma subida íngreme indica que a embreagem superaqueceu, um evento que pode causar danos permanentes. Se o seu carro apresentar um ou, pior, vários desses sintomas, o diagnóstico é claro. Mesmo que ele ainda esteja rodando, a embreagem está ruim e a visita a uma oficina de confiança é o próximo e inevitável passo.